Portal do Dizimo

Sem-Título-2O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal – mas também como direito – em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé.

Ele é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em Seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade.

É ato de fé, de esperança e de caridade. O dízimo é compromisso de cada cristão. É uma forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que se recebe. Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos. Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus.

Como orienta o Prof. Felipe Aquino (Comunidade Canção Nova), “a Igreja não obriga pagar os 10% de tudo o que se ganha; embora isso seja bonito e meritório para quem desejar fazer, e a Igreja Católica até aprove isso. Quem quer e pode, pode até dar mais que 10% da renda pessoal.

O Dizimo Na Paróquia Santo Antônio

Na Paróquia Santo Antônio a missa do dízimo acontece todo segundo domingo do mês. Pratique este ato de gratidão a Deus: seja dizimista! Maiores informações com a Pastoral do Dízimo, na mesa próxima à livraria Santo Antônio (interior da Matriz).

Foi Deus quem concebeu o Dizimo como forma de partilha e sustento da igreja e seus ministro como verificamos nas Sagradas Escrituras. Inspirado por Deus o dizima é tão importante que a Igreja voltou a adotá-lo, também em virtude das múltiplas razões de natureza pastoral que os aconselham em nossos tempos. As três dimensões do dizimo: Religiosa( Manutenção da igreja), Social e Missionária.

Dimensão Religiosa: Reunimo-nos na Igreja porque temos fé. Vamos á Igreja porque temos fé. Vamos á Igreja a fim de viver esta fé que professamos. Para manter o prédio, despesas com secretárias, construção de salas, compra de materiais de limpeza até a pequena hóstia, luz,água,velas flores material de catequese e etc..

Dimensão Social: Toda comunidade cristã consciente deve ter uma equipe de promoção humana que ajuda os pobres, órfãos e dá assistências aos doentes.

Dimensão Missionária: Quando se contribui para que a comunidade possa desenvolver um trabalho de evangelização, o Dízimo adquiri uma dimensão missionária. São as despesas uma dimensão missionária. São as despesas diversas como ajuda para os Seminários. Despesas com palestras e preparação de missionários leigos. Onde estiver o missionário o dizimista estará junto dele contribuindo para que o missionário possa desenvolver seu trabalho.

Seja você também um dizimista consciente. Pratique este gesto de gratificação a Deus: Seja Dizimista!!!

Na Matriz de Santo Antônio as missas do Dizimo ocorre todo 2° Domingo do mês nas missas das 07h e 30 min , 10 e 19 horas.